CONHECIMENTO

Empreendimentos e suas entregas

Cinform

Tratei inúmeras vezes das fases que antecedem o lançamento imobiliário, as preocupações e prerrogativas a serem atendidas, os desejos dos incorporadores aliados aos conceitos dos produtos, e por aí vai. Entretanto, não lembro de ter abordado como um empreendimento imobiliário passa por inúmeras aprovações até sua plenitude, quando finalmente há a entrega das obras aos clientes. Ressalto como é mágica essa fase e como traz inúmeras emoções aos seus compradores. É a conclusão de um processo de médio prazo sonhado e idealizado por todos da família, uma aventura de desejos, cálculos financeiros, idealizações e definições.

Como completamos seis anos agora em março, e consequentemente, nesse tempo deu-se início a entrega de empreendimentos que desenvolvemos em nossos primeiros passos como escritório de arquitetura, passei a enxergar por uma outra ótica a entrega do empreendimento. Antes, como funcionário de construtora, entreguei alguns empreendimentos e senti a sensação de dever cumprido por um trabalho realizado, já que naquele momento não fui responsável pelos projetos. Só que agora, passamos a identificar de forma mais forte e clara a vivência do cliente final, do comprador. Como arquiteto, e atuando quase que em nossa totalidade, no desenvolvimento de projetos para o mercado imobiliário, assumimos a preocupação de idealizar o produto, desenvolvê-lo atendendo as boas práticas da arquitetura, à legislação, ao mercado, e acima de tudo, à satisfação do usuário final. E justamente, essa satisfação do usuário final só pode ser identificada com a entrega dos empreendimentos que projetamos.

Afirmo sem medo, que quando iniciei o escritório, projetávamos para que o produto atendesse aos anseios das construtoras, das vendas e dos sonhos dos clientes, mas não tinha noção de como o produto passará por sua maior aprovação, quando iniciada sua vivência e seu uso, ou seja, a partir da sua entrega. Ainda este ano, continuaremos acompanhando a entrega de alguns empreendimentos projetados por nosso escritório, e tentaremos absorver não apenas as lições aprendidas com a obra, como buscaremos a identificação dos sentimentos desses clientes relacionado aos nossos projetos. Sempre seguimos a máxima de projetar idealizando tudo, mas sempre teremos um morador ou usuário pensando e/ou agindo diferente.

Muito em breve, haverá a entrega do Versatto Jardins, construído e incorporado pela Via Célere. E também, do condomínio horizontal, Costa Paradiso Club Residenciale, incorporado pelo grupo Polypromotion do Brasil. Mesmo sabendo que os dois empreendimentos são completamente diferentes em composição e localização, um sendo prédio localizado no bairro Jardins, e o outro, sendo um condomínio de casas na Barra dos Coqueiros, passará uma história em nossas cabeças quanto a todas etapas desenvolvidas até o momento. E buscaremos obter informações se as áreas de lazer atenderam o desejado pelo cliente, se a guarita e a sua segurança funciona a contento, se a piscina ficou confortável para o uso, se o projeto permitiu o convívio entre os moradores, dentre outros pontos a serem analisados. Claramente, levaremos para a prática tudo o que foi idealizado na concepção. E a prática, nem sempre será da forma como concebemos. Os dois empreendimentos em questão foram muito bem aceitos pelo mercado, com vendas acima de 80% das unidades totais e com previsão de venda do restante até suas entregas. E justamente pela boa aceitação do produto, será possível ver e relacionar na prática se o produto foi vendido por seus atrativos de projeto, sua localização, seu preço, ou todo o conjunto. Não esquecendo de avaliar e validar a construção, seu acabamento e qualidade.

Como etapa final para o produto imobiliário, normalmente culminando com festejos para construtores e clientes, a entrega do empreendimento realmente é uma satisfação generalizada. Aquela idealização em um terreno, passar a ser, literalmente, a edificação do sonho, do desejo, da necessidade. O produto imobiliário passa a vivenciar a cidade, e a cidade passa a integrá-loà sua vivência. Completa-se um ciclo.

Expedito Júnior
NOVA SERGIPE, Urbanismo para Negócios
IMMOBILE Arquitetura pensada
Arquiteto e Urbanista
Especialista em Gestão Urbana e Ambiental
CAU - RN: A39243-0

Topo